sábado, julho 23, 2005

Que MERDA de mundo é este?

Esta é minha dúvida. Meu incômodo. Estou sufocando. Como podemos dormir bem diante de tantas desgraças? Do outro lado do mundo, policiais britânicos matam um eletricista brasileiro por achar que ele estava envolvido nos ataques terroristas de Londres. Ataques onde vários morreram e outros tantos ficaram feridos. No Egito, muitos foram mortos por bombas. No Iraque, não sei como, ainda sobram pessoas para morrer e para matar. Logo, logo, não vai ter mais ninguém... Mas para descobrir desgraças não precisamos ir muito longe. Aqui mesmo, neste país, crianças preferem trabalhar do que brincar. Trabalham para ajudar os pais. Para ter o que comer. Não há escolha. Vi na TV. Um menino de 5 anos, chamado Mateus, quebra cascas de coco de babaçu com um porrete na mão e uma enxada. Neste dia, a mãe havia colhido dois kilos e meio do fruto. Para cada kilo, a família do pequeno ganha R$ 0,90. Total: R$ 2,25. Deu para comprar açúcar, uma caixa de fósforos e 4 balinhas para o menino e a irmã de oito anos, que também trabalha. E eu ali, tomando uma sopa quente, deliciosa, com muitos legumes, frango, azeite, pãozinho... Me senti pequena. Uma fomiga. Agora me diga, o que o dinheiro que o cara levava na cueca não podia fazer por pessoas como o pequeno Mateus? Isso sem falar no tanto de dinheiro das retiradas feitas no Banco Rural, na conta do carecão do Marcos Valério. Que festança! Ali qualquer um pode botar a mão - desde que, é claro, estivesse no "esquema". ALGUÉM, PELO AMOR DE DEUS, PODE FAZER "ESQUEMA" PARA AJUDAR AS PESSOAS NECESSITADAS DESTE PAÍS???
E como fico eu vendo o nosso querido presidente falar tão bonito no Jornal Nacional? Ainda bem que estava sentada. "Para comandar este país, é preciso ter coração e não diploma de faculdade..." Que conversa mole. Dá vontade de dar um tapa na cara para ver se acorda. Bem falou Vírgilio: prefiro acreditar que é um idiota. Claro. Se não for, está fazendo uma tremenda força para parecer que sim.
Mas enfim, o que dizer para milhões de brasileiros que confiaram no "Lula lá"? Foi com coração, com esperança, fé, que muitas, muitas pessoas votaram no Lula. Acreditaram que o país podia melhorar, dar a volta por cima... O que falta para Lula exercer logo esta liderança que lhe foi dada? Um raio lhe cair na cabeça? Lula, tire do seu lado quem é do mal. Mostre para todos que você é o cara!! O metalúrgico, o brasileiro de coração grande, que vai fazer deste um país grande, honrado, bonito e promissor. Por favor, olhe para brasileiros que vivem como o pequeno Mateus. A vida, o futuro, a honra destes seres, infelizmente, dependem de pessoas como você.

Se dependessem de nós, brasileiros simples, com coração e sem dinheiro no bolso, e sem a ambição, poder, eu acho que o futuro seria melhor. Tomara que eu esteja errada e que o Lula consiga, ainda, no tempo que lhe resta, fazer algo para nos enchermos de orgulho.
Muita água vai rolar, muitas cabeças serão cortadas...
Sinceramente, não sei se ainda existe esperança.
Mas pode ter certeza: ela é a última que morre.