segunda-feira, julho 04, 2005

A primeira, a gente nunca esquece

Foi minha primeira vez. Até que não fui tão mal... Antes de começar, eu estava ansiosa. Pensei até em desistir... O coração batia mais rápido e, confesso, estava com um pouco de dor de barriga. A espera, que era de poucos minutos, pareceu eterna. Eu não podia me decepcionar. Tinha que fazer tudo direitinho. O plano já estava estrategicamante traçado: era só começar devagar e acelerar aos poucos. Eu sabia que as curvas eram inevitáveis, assim como as subidas e as descidas... tinha que dançar conforme a música. Então, o jeito era relaxar.... não foi fácil, só me dei conta que podia ir mais além no meio do caminho. No início estava desconfiada, queria passar por tudo e rápido - quem sabe não termina logo? Mas... percebi que estava acelerada... O que adianta ter um plano se não vai segui-lo? Coisas de marinheira de primeira viagem!! Mas ainda bem que percebi a tempo que estava indo rápido e fui desacelarando, curtindo, gostando...

Foi assim, neste misto de ansiedade, vontade de superar meus limites e um pouco de medo, que fiz a minha primeira corrida de 10 km!!! O dia, 3 de julho, comemorava os Bombeiros - pessoas de muito valor, eu sei. Mas quem se sentiu vencedora fui eu. Ganhei medalha sim, como todos os outros 5 mil e tantos que completaram a corrida. Mas para mim, ela tem um brilho especial. Foi a primeira que ganhei numa prova de 10 Km!! A sensação de conseguir, de chegar na reta final... foi muito boa. Missão cumprida. E confesso que estou achando que a genética está me ajudando: percebo em cada prova que faço que os orientais adoram correr! Neste última percebi de tudo: moça, homem, senhor, velhinha... todos orientais! Claro, me senti em casa.

Fiz a prova em 1h5min. Não é lá grandes coisas se vc pensar que o primeiro colocado (FDP!!) fez o mesmo percurso em 30 min. Mas, bem, não sou atleta, né? E retomei a arte de correr há poucos meses (logo depois que o pequeno nasceu, eu me meti a correr, mas não segui a cartilha direito e machuquei o joelho). E acho que consegui devido ao meu esforço. Tenho treinado no Ibirapuera, na USP e na academia. A musculação - orientada pela Rê, que está sendo muito amiga e incentivadora - está sendo realizada para deixar pernas e costas preparadas para corrida. O tempo que fiz significa que estou fazendo 1 km em 6 min. Quero diminuir para 5 ou 4,5, quem sabe! É só continuar treinando!! Eu sei que nunca vou fazer a corrida no tempo que o tal "FDP" fez... mas não interessa. Se eu alcançar o meu objetivo, que é correr 15 km, com subidas e subidas... fico feliz da vida! Para ser sincera, eu já estou muito feliz. E mesmo depois de correr, tive energia para acompanhar o maridão numa aula de remo! É, fomos na Billings, para ele me ensinar a remar. E acho que fui bem - apesar das mil broncas que tomei dele... ele disse que estou fazendo a postura certa, só falta agora acertar como mexer com o remo. Se vc pensa que é fácil, saiba que não é... tem o jeito certo para fazer com que o caiaque deslize na água... Será que santo de casa faz milagre? Tomara que sim!!!