sábado, junho 18, 2005

Comer, dormir e brincar

Descobri que para as crianças o fundamental é comer bem, dormir melhor ainda e brincar bastante! O meu pequeno anda levado demais, muito carinhoso e bem humorado! Tudo isso soma algo importante: é sinal de saúde. Duas mudanças foram fundamentais. Tirar ele da escola e fazê-lo dormir sozinho. Há um mês, o pequeno andava triste, com olheiras, resfriado, sem querer comer, fazendo muita manha... e é claro, que eu ficava incomodada com esta situação. Tirei ele da escola - pois ele nunca estava feliz em ir para lá ou estar lá. Eu sei que escola é fundamental, afinal ele brinca com outras crianças, avança em sua educação, enfim... doía vê-lo chorar todos os dias, pedindo para ficar em casa. À noite, ele tinha pesadelos. E eu não dormia. Queria ficar agarrado em mim o tempo todo. Brigava com a babá, com a empregada, com a professora. E comigo. Bem, durante um feriado, vi que ele ficou bem melhor em casa, sendo cuidado por mim e por Josephine. Decidi aceitar os limites do meu filho e tirei ele da escola. Foi então que resolvi também fazê-lo dormir sozinho. Com a ajuda do Nana Nenê, consegui! Hoje em dia durmo à noite toda... uma benção depois de dois anos e meio sem dormir 6 horas seguidas!!
Hoje, ele acorda, come o dia todo (verdade: " Mamãe, quéio chocoiate, quéio banana, quéio bolo, quéio papa, arroz, feijão e carninha"- tá gordinho, corado e LINDO!), brinca bastante - assiste pouca TV, dorme como uma pedra... e eu sou uma mãe feliz... ainda mais quando ele olha para mim e fala:
- Mamãe, te amo...
Eu sei que ele não sabe o que isso significa, mas já sabe o poder que tem estas palavras... ele vê em meu rosto o sorrindo se abrindo e os braços abertos para agarrá-lo!