terça-feira, junho 21, 2005

Anjinhos de cara suja

O relógio marcava 3 horas da tarde. Eu estava com pressa, mas o trânsito ao meu redor não me permitia andar rápido. Eu não gosto de ficar parada em faróis... acho que no mundo atual, ninguém gosta. Ainda mais com a violência que nos cerca... Já que não tinha alternativa, resolvi relaxar... À minha volta estavam aquelas belas pinturas que ficam embaixo do viaduto - na entrada da Avenida Paulista. E foi no momento que contemplava aquelas paredes pintadas que eu os vi. Primeiro eu vi só um. Ele era pequeno, mulato, com cabelos enroladinhos e bochechas gordinhas. Quando sorria, fazia até covinha. Tinha a inocência de qualquer bebê. O outro era um pouco mais magro, branquinho, de cabelos negros e lisos. Também estava brincando. Os dois se divertiam!! Engatinhavam atrás de uma pequena bola. Sentavam, batiam palmas. A cena der ver dois bebês brincando assim seria maravilhosa... se não fosse um porém. Eles estavam brincando no chão da calçada, ao lado de colchões - onde certamente devem passar à noite. Eles moram embaixo do viaduto. Estavam sujinhos - acho que não tomavam banho há alguns dias, assim como as mães. E as mulheres, coitadas, pareciam estar conformadas com aquela situação. Os bebês brincavam, chegavam até perto da rua... e elas só olhavam. Me senti pequena, vazia, triste. Foi como se do nada eu tivesse tomado um tapa na cara! Olhei para o meu pequeno que estava no banco de trás, dormindo como uma pedra, limpinho, de barriga cheia... e desejei que ele permanecesse assim sempre. Rezei e agradeci à Deus a vida maravilhosa que tenho.
Do mundo, fiquei com dó e raiva. O que será destes meninos? Qual o futuro que os aguarda? Isso aconteceu há uma semana... e aquela imagem ainda está na minha cabeça. O que eu posso fazer por eles? Dar carinho? Roupa? Sapatos? Comida? Sim, eu posso. Mas será que só isso adianta? Pode ajudá-los num primeiro momento... mas e o crescimento deles? A educação? A saúde? Que merda de país é este que vivemos que não consegue abrigar seres tão indefesos e torná-los pessoas honestas, dignas e trabalhadoras?

A minha angústia, compartilho com vocês. Se alguém souber uma fórmula mágica para que este grave problema social de nosso país se resolva e esta imagem saia definitivamente de nossas vidas, por favor, avise, grite, chame, reclame!

O que me resta agora é rezar para que a vida presenteie aqueles lindos anjinhos de cara suja... que Deus os guarde, ajude e ilumine!