domingo, setembro 10, 2006

Valença

Em plena quarta-feira gorda, deixei o trabalho de lado e segui, com a family, para Valença, no interior do RJ, para casa da minha sogra. Já sai de SP estressada. Antes de pegar a estrada, fomos a loja especializada comprar minha bike. Escolhi uma Caloi Sport para mulheres, 21 marchas. Cor de rosa. Bonita. Mas ficamos muito tempo ali, tentando colocar um treco para carregar as bikes... ou seja, saimos de SP tarde: 18h00. E o pior: não conseguimos colocar o negócio no carro e as bikes foram no porta-malas - ainda bem que o carro é grande. Não preciso nem dizer que que trânsito estava terrível. Ainda bem que o pequeno logo dormiu. Para sair de SP demoramos cerca de 1h30min. Tratando-se de família Placa, tudo bem: em relação a atrasos, tudo é compreensível. Chegamos na cidade em Valença por volta de meia-noite. A minha sogra mudou-se para lá há 4 meses - desde que minha sobrinha, Luara (linda!!) nasceu. Eu já tinha ido lá - em junho para o batizado da nenê, em uma rápida visita e não deu para conhecer nada da cidade. Luluca, a sogra adorada e maluca, está morando em boa casa: grande e num bairro bom da cidade. Valença é feia. A cidade não me agradou. Parece uma grande favela. Não tenho nada contra cidades pobres... mas Valença podia ser bem mais bonita - a exemplo de Vassouras, que fica ali ao lado, que também é pobre mas muito charmosa. Ok, fui visitar a sogra e não fazer turismo. Mas se a cidade fosse bonita e boa, com certeza, eu ficaria mais feliz... :-)
No dia seguinte a nossa chegada, fui estrear a bike. Eu, maridão e o pequeno (sim!! Ele foi em uma cadeirinha acoplada na bike do pai), saimos rumo a Cachoeira Ronco D´água. Foram 22,5 kilometros para chegar lá - sendo que cerca de 12 km, em estrada asfaltada e os outros 10,5 km, em estrada de terra. Eu fiquei com medo de andar na estrada de asfalto (sem acostamento) -pertinho dos carros. Gostei mais da estrada de terra - apesar das enormes ladeiras e sem o pneu adequado para aquele solo. Quando entramos na estrada de terra, tudo ficou mais melhor: a paisagem era bem mais bonita e não tinham carros, ônibus e caminhões passando a um palmo do nosso lado. Mas haja ladeira. O coração acelerava e as pernas lutavam contra a inclinação. Foi bom. Gostei muito. Mas na descida, confesso, que ficava com receio. Tinha impressão de que poderia capotar... Chegamos a bela cachoeira. Foi uma tarde bem gostosa. Na volta, mais 22,5 km. No final das contas, andamos 45 kilometros. Fiquei bem feliz comigo mesma. :-))

No dia seguinte, sexta-feira, fomos até Vassouras. Lá conheci a praça famosa da minissérie "Presença de Anita". Bonita praça, bem conservada. Passamos alguns momentos lá. À tarde,, fui com as cunhadas, Luara, pequeno e a sogra passear pelo centro de Valença. Como já disse, tudo para mim era feio. Mas só de estar com elas, foi gostoso. Não conheço muitas amigas que gostam tanto da sogra e cunhadas como eu. Elas são maravilhosas para mim. Me sinto uma rainha quando estou com elas: querem me agradar o tempo todo. Naquela noite: tomei um porre de vinho. Foi bom pois consegui dormir bem. Há dias tenho tido insônia. Sei os motivos - mas me recuso a falar neles. Preciso dar um jeito em algumas áreas da minha vida. Mas isso é assunto para outro post.

No sábado, acordei cedo e passei a manhã brincando com a nenê. À tarde, fomos de novo até o Ronco D´Água, com os 3 sobrinhos, mas desta vez de carro. Tomei um banho de cachoeira!! Foi maravilhoso. A água gelada fez minha pele arrepiar. Uma delícia. Chegamos na casa da sogra, pegamos as malas e voltamos para SP. Sem trânsito... apenas com o pequeno falando (como conversa!!) o tempo todo. Bom ter a sensação de mais um dia de folga - antes de voltar a rotina.