quinta-feira, outubro 25, 2007

Uma aventura ao passado

A minha profissão, jornalista, me permite muitas coisas boas. Uma delas, sem dúvida, é que me aproxima de diversos tipos de pessoas. Desde políticos, artistas a sem-teto, bandido e por assim vai. E todos, com certeza, tem uma história para contar. Uns mais e outros menos - mas todos sempre falam de si. E eu, como repórter, tenho o "poder", com jeitinho, de tirar dos meus entrevistados as emoções de diversas situações. Não que eu seja apegada a um melodrama (apesar de adorar aqueles filmes que fazem a gente soluçar de tanto chorar!) - mas gosto de dar emoção a tudo. Eu vivo intensamente as emoções de cada momento em minha vida. Mas enfim, o que quero realmente contar é que conheci há alguns dias uma pessoa muito bacana. Eu estou fazendo matérias para o especial de comemoração dos 100 anos da imigração japonesa ao Brasil, para o JT. E foi em uma entrevista que o conheci. Mário Massao é neto de Rosa Okubo, uma imigrante japonesa, que como várias outras, lutou muito para sobreviver aqui no Brasil. A história que fui conhecer era a dela. Mas a figura de Mário é tão encantadora!! É daquelas pessoas que falam muito, emendam uma história em outra e todas tem sempre pontos marcantes. Passamos uma manhã juntos falando da avó dele. E hoje tive o prazer de almoçar com ele e conhecê-lo um pouco mais. Atualmente ele cuida do Instituto Rosa Okubo, uma entidade voltada a responsabilidade social. E todo mundo hoje, com um pouco de cabeça no lugar, sabe o quão são importantes as ações voltadas ao social. Falamos muito disso - sobre como tornar este um mundo melhor - com preocupações sobre o meio ambiente, violência, educação e etc... Mas ele quis ouvir um pouco de minha história, dos meus antepassados, dos meus avós, da minha vida. Eu que sempre ouvi e perguntei, falei muito. E foi ótimo - pois revivi grandes emoções da minha vida - como os domingos que passava com Ditan e Fofinha, na Vila Carrão. De como era mimada pelo Ditan - que fazia sashimi de atum só para mim. De como eu adorava visitar as freguesas da Fofinha na Liberdade - para ganhar presentinhos vindos diretos do Japão. Falei também de minhas aventuras em terras estrangeiras - de quando fiz a viagem da Aventura 92´ - com centenas de jovens de todo o mundo. Uma viagem de quase 3 meses, saindo de navio da Espanha para a América Latina. E depois do convite para ir a Colômbia - representar o Brasil em uma reunião de jovens latino-americanos para fazer um documento que pedia maior integração cultural entre os paises iberoamericanos... Isso tudo e muito mais foi assunto para 3 horas de conversas agradáveis!! Eu cheguei em casa com saudade da minha juventude, da minha liberdade. Fui procurar fotos e lembranças... tudo que pudesse me relembrar destas jornadas. Em breve, vou escrever mais sobre estas aventuras e postar fotos- para que fiquem guardadas, registradas aqui - além da minha memória.
Obrigada, Mário, por me fazer acreditar num mundo melhor e me conduzir a esta viagem fantástica com destino a minha própria vida.

Foto da Dona Rosa Okubo com neto (Mário - ao centro) e bisnetos: