segunda-feira, setembro 17, 2007

Envelhecer

Achei na Internet este vídeo, que mostra um desenho da bela Angelina Jolie envelhecendo.



Aliás, eu tenho mesmo me questionado muito sobre envelhecer. Pode ser tarde ou cedo para se pensar a respeito, mas algumas coisas rondam a minha mente. Avaliando a minha vida atual, temo em envelhecer. Não tenho emprego fixo - faço apenas freelas e o que seria então a minha aposentadoria? Apesar de contribuir ao INSS, acredito que a previdência não teria muito a me oferecer. Há dois anos, fiz uma previdência privada que me garantiria uma graninha aos 65 anos. Mas em abril deste ano, parei de pagar e conseqüentemente, cancelaram o meu plano. Tenho que retomar. Apesar de morar em casa própria e estarmos fazendo uma na praia - um lugar ideal para se viver na 3a idade... o que comer, vestir? Bem, é necessário pensar mesmo em guardar uma graninha para esta época. Mesmo que seja um pouco por mês. Já penso em fazer poupança... mas nunca sobra. Tenho que aprender a lidar com dinheiro. Não é fácil para mim - mas agora com estas preocupações rondando a cabeça, tenho que criar juízo.
Além desta parte financeira, importante da 3a idade - me preocupo também com a saúde física. Eu me cuido, malho, controlo a alimentação... mas enfim, o que mais fazer para se garantir uma velhice saudável? Posso estar querendo muito. Mas enfim, o que?Será que os cuidados que tenho hoje são suficientes? Não quero dar trabalho a ninguém, isso é certo. Como já disse, posso estar me adiantando nas preocupações... mas será que o que vivo hoje é o que quero para amanhã? Que pergunta difícil de responder...