quarta-feira, junho 06, 2007

O Abacateiro

Quando nos mudamos, ele ficava ao nosso horizonte, bem próximo ao muro, em um terreno que estava à venda, quase em frente de minha casa. Todas as minhas janelas tinham vista para ele... Os abacatinhos, que nem chegavam a amadurecer, caiam verdes em nossa vila. Quantas vezes, brincamos com eles! Todas as manhãs, as maritacas ficavam empuleiradas. Era uma barulhada - mas já estava acostumada com isso. Era música para meus ouvidos. E era muito gostoso, ver do terraço do meu quarto, as folhas verdes, os galhos fortes e todos aqueles pássaros em cima, pulando de um lado para o outro... No final da tarde, algumas avezinhas pretas (não sei o nome) tomavam conta do lugar. Várias vezes, o meu filhote me chamou para vê-las em cima da árvore e ficávamos contando quantas delas estavam ali...
Em março, época de chuva, um galho enorme da árvora caiu em nossa vila. Foi um susto. O meu vizinho, que é restaurador de móveis e conhecedor de madeira, me disse que os cupins estavam tomando conta do abacateiro... e que era perigoso, num vendaval, que ele caisse sobre o muro que dividia a vila e o terreno. Ficamos apreensivos, chegamos até a colocar uma corda para segurar a árvore e remédio contra os maditos insetos. Mas as folhas insistiam em cair - o que demonstrava que a árvore já estava bem doente. Mesmo assim, ela continuava a servir de parada para os pássaros e de alegria aos meus olhos e ouvidos.
Mas há uma semana, o abacateiro sumiu. De repente, de uma hora para outra, cadê? Não estava mais ali... e o terreno estava limpo. Soube ontem que o espaço foi vendido para uma empresa de engenharia civil e que vão construir ali um escritório. Pelo menos, os donos deixaram duas outras moradoras do lugar: senhoras jabuticabeiras... não são bobos, né? Trata-se de uma maravilhosa decoração. Mas... o abacateiro, por conta dos cupins, foi retirado. Uma pena. Agora ficou um imenso vazio ali... até a construção tomar conta do lugar.
Sinto saudades do verde, dos abacates e principalmente dos pássaros... vou ver se coloco frutas, comidas em meu terraço para que eles voltem a freqüentar a vila.