quinta-feira, março 22, 2007

Aprenda a dizer não




"Não, não posso". Parece fácil, mas tem gente que sofre muito só de pensar em dizer essa simples frase. Os porquês da dificuldade variam entre querer sempre agradar os outros; mostrar-se competente, e até falta de auto-avaliação.
Para a psicóloga Bernardete Oliveira Campos, da Clínica de Psicologia da PUC SP, o mais crítico nesse mau-hábito é transmitir uma ausência de valores pessoais e de amor-próprio. "Ao ceder sempre e abrir mão de suas preferências, você perde sua individualidade", considera Bernardete. "Saber estabelecer limites é sinalizar quem você é e quais os seus valores", diz.
O mesmo se aplica no ambiente de trabalho.
Se... eu sei que se... nada significa. Mas SE eu tivesse dado um basta, dito NÃO nas horas certas... nada teria acontecido. Não vou me arrepender do que eu fiz - foi uma experiência.E tento ver o lado positivo de todas as situações. . Mas, como dizer para uma pessoa que vc admira que ela está te deixando triste? Como dizer que ela está abusando? Passando dos limites? Eu não sei dizer não. Mas vou aprender.

Eu queria que ele percebesse o quanto estava me fazendo mal. Mas enfim, agora, que o caldo entornou e a vaca foi pro brejo... é tarde demais. Que com os próximos que chegarem perto, seja diferente. O que não dá é para aceitar. Minha amizade não bastava? Meus ouvidos? Minha atenção? Porque em momentos, teve que ultrapassar a barreira? Ai, não vou ficar sofrendo. Mas digo, com alma e coração, que estou muito triste com tudo isso. Não o desejo mal. Quero que seja feliz e que respeite o jeito de cada um. E que seja mais discreto, menos falante, mais centrado, ponderado...
...
E o que aconteceu, foi consequência de uma situação que chegou a me deixar doente. As ações de JM: dor de uma pessoa que ama demais. Foi por proteção. E eu o admiro. Amo. Muito.
...
Acredito que se tudo aconteceu, foi por alguma razão. O cara lá de cima nos colocou nesta situação por algum bom motivo. Nada do que vem, é por acaso.
...
Que disso, nasça em mim uma pessoa melhor.
...
Pensamento positivo.