domingo, setembro 05, 2010

Viver, viver e viver

“A vida não pode ser um hábito”. Li esta frase em uma das crônicas de Martha Medeiros, que aliás, estou viciada -já li 3 livros dela em pouco tempo. Vamos pensar um pouco sobre isso? A questão é a profundidade desta frase (que não é da Martha, e sim de outro autor, mas que no momento, não me lembro).
Todos nós temos uma rotina de vida, algumas mais encantadoras que as outras. Mas dizer que a vida não se torna uma repetição de cenas, é mentira. Todos os dias fazemos as mesmas coisas e são obrigações ou opções, mas se tornam o mais do mesmo. Até na hora do banho, o sabonete teima em pegar o mesmo caminho. O interessante é dentro da mesmice, a gente renovar. Complicado, não? É sim, e se não se fosse, não teria graça. Todos lutamos por uma vida boa, com conforto, com saúde e para isso, trabalhamos para pagar contas e cuidamos de nosso corpo. Mas que tal fazer as coisas com entusiasmo, tornar o igual, diferente? Acorde com bom humor, olhe-se no espelho e diga o quanto se ama. Tome café da manhã sentado e outro dia, de pé. Pegue caminhos diferentes para trabalhar e não se preocupe apenas com o trânsito, olhe as árvores, procure pássaros, distribua sorrisos. Faça o seu melhor trabalho, se dedique, seja educado, cumprimente a todos, inclusive o porteiro, a faxineira, a moça do cafezinho. Pergunte para eles se a vida vai bem. E escute, mesmo se for lamentos. Isso fará diferença. Na hora de malhar, sorria, faça com gosto, procure o seu melhor desempenho. Cuide do seu filho com amor, brinque, sente, role no chão. Conte piadas. Com seu amor, procure ir além do trivial, ofereça um banquete inteiro e não apenas o arroz com feijão. Reze antes de dormir. E descanse com os anjos. Medite. Se indague e responda. Fale com você, com as plantas, com os animais. A vida pode ser muito mais legal do que se imagina. Os problemas sempre aparecerão - menores e maiores. Mas fazem parte desta jornada. E dão um gosto diferente ao sabor deste prato. Pode ser amargo e virar doce, mas o importante é experimentar. Se doe - para quem ama de verdade. Não perca tempo com ignorantes e mesquinhos. Eles não acrescentam nada ao nosso arquivo pessoal. Encontre seus amigos, nem que seja virtualmente. Escreva um e-mail ou telefone, diga o quanto são importantes e que apenas a existência deles já basta. Fale com um menino de rua, diga que a escola o espera, ansiosa. E que a vida dele pode ser muito mais do que aquilo. Esteja atento para ajudar as pessoas. Sempre tem alguém precisando de uma mão ou de um ombro amigo. E seja justo. A injustiça traz pesadelos terríveis, assim como a ingratidão. Sorria sempre que possível. Diga bom dia, boa tarde, boa noite.
Tenha certeza que se você buscar tornar os seus momentos mais agradáveis, com alegria e amor, a vida será melhor. Viver não é fácil. Nunca foi e nunca será. Mas você tem as armas para tornar este caminho mais leve. Seus pensamentos serão convidados a ir, com direito a primeira classe, ao paraíso do otimismo. Seja feliz. Todos os dias, minutos, segundos. Boa vida para todos nós!!