segunda-feira, julho 23, 2007

Diário de Cancún

11/julho - dia de chegar
Saimos de SP no dia 10/julho, às 21h55 e chegamos em Cancún hoje ás 11h30 - horário local (no Brasil eram 13h30). Foram 10 horas de vôo até a Cidade do México e mais 2 horas até Cancún. Sem falar nas 2 horas que ficamos no aeroporto da Cidade do México, aguardando a conexão. Mas valeu a pena. Cancún é linda, parece ter sido pintada a mão. O que logo me chamou a atenção foi a cor do mar... Almoçamos e ficamos no Hotel mesmo, na piscina e praia. Eu precisava relaxar...

12/julho - dia de conhecer o território

Acordamos para ir a um city tour - onde pudemos conhecer os points de Cancún. Uma cidade bonita, organizada, feita para turista. Dizem que é a futura Miami. Bem, shoppings não faltam, assim como apelos de restaurantes, bares, danceterias. Eu não fui, mas dizem que a balada lá é incrível.

Em seguida, fomos ao Jungle Tour - um passeio, onde nós mesmo pilotávamos uma lancha e íamos a um lugar para mergulhar.

Na ida, o Cláudio foi na direção e na volta, eu. Foi muito bom dirigir uma lanchinha, poder acelerar pelo mar... A parada também foi interessante. Já deu para sentir que o mar é quente e muito claro.

13/julho - Tulum e Xel-Ha

Dia de nosso primeiro passeio longo. Fomos até Tulum, antiga cidade maia - que tem uma grande muralha. Fica a 130 km de Cancún. Tulum é uma palavra maia que significa "barreira/parede". O dia estava muito quente! Visitamos o local e depois fomos a Xel-Ha, um parque que fica no mar... é lindo d+! Fecharam um braço do mar e fizeram ali em volta um parque aquático. Passamos a tarde toda em cima de uma bóia, nadando pelo local. Nos divertimos com snorkel - onde podíamos ver vários peixes. A nossa surpresa foi uma tartaruga marinha, linda, que achamos por ali. Eu, Cláudio e Caleu acompanhamos a bichinha por cerca de meia hora... O bom é que ali, tudo era de graça - comida, armários, equipamentos, bebidas... um lugar lindo!!

(iguanas tem em todos os cantos... e elas adoram comer hibiscos)

14/julho - Cozumel

Sábadão de sol intenso. Seguimos para Playa Del Carmen, onde pegamos um ferry boat para Cozumel. Lá, pegamos um barco, que nos levou em dois pontos de mergulho - um de 24 metros e outro de 15 metros de profundidade. Eu fui apenas no primeiro - pois estávamos com duas crianças e tinhamos que nos revezar para ficar com elas. Como não mergulhava com cilindro há um tempinho e deu branco na hora de colocar os equipamentos. Mas foi como andar de bicicleta - não se esquece. Foi só passar um tempinho ali ao lado de outros mergulhadores - que fui me lembrando dos detalhes.
Quando se mergulha, se perde a noção dos metros que estão acima da sua cabeça. A água era tão clara, que eu olhava para cima e conseguia ver o céu... O fundo do mar de Cozumel é mágico. Lá fica a segunda maior barreira de corais do mundo (a primeira é na Austrália). Um local rico de peixes coloridos... Fiquei encantada com tanta beleza. A areia tão branquinha... Um mero, grande, veio nos cumprimentar... Foi delicioso estar ali!! Um lugar de paz...
15/julho - dia de descanso e compras

Tiramos o domingo para aproveitar a praia, correr um pouco, ficar na piscina do Hotel. Tudo era tão lindo!! A água do mar é de um zul indescritível. Além disso, é quentinha... No final da tarde, fomos ao Shopping La Isla (um dos 5 de Cancún) para fazer compras de presentes. Me surpreendeu os preços de lojas caríssimas aqui no Brasil, como Diesel, Guess e etc... Lá, tudo é mais barato. Para se ter uma idéia, uma calça da Diesel custa entre 50 e 100 dólares. Já no Brasil, passa de mil reais... Bem, não fiz compras nestas lojas. Confesso que até experimentei uma calça Diesel - mas não caiu bem. Gostei mesmo das coisas de prata. Foi um dia bom e gostoso.

16/ julho - X-Caret
Acordamos bem cedo e fomos ao parque temático eco-arqueológico Xcaret. É um lugar lindo, cheio de histórias e locais deslumbrantes. Para conhecê-lo bem, seriam necessários 2 dias... Mas enfim, lá fomos nóis! Primeiro, fizemos um passeio para conhecer o parque e sua zona arqueológica - que tem muito da história maia. Em seguida, fomos ver os diversos bichos que ali vivem - araras, flamingos, tartarugas marinhas, raias, tubarões, golfinhos, puma, tigre, anta... etc. Passamos também por um rio subterrâneo - onde a água gelada, ficava embaixo de cavernas. Uma experiência única. E depois... o melhor de tudo!! Fomos em um lugar lá dentro destinado a nadar com golfinhos, que ficava na Riviera Maya. Foi um dos melhores dias da minha vida, sem dúvida! Estar perto daquele ser, me dava prazer e felicidade. Nadamos com uma "golfinha", cujo nome era Maya. Muito graciosa, nos emocionou com suas peripércias e beleza.Depois de um belo almoço, seguimos para o Teatro (enorme!! Cabem 7 mil pessoas sentadas!!) para assistir a um show sobre a história dos maias. Muito bacana!!

17/julho - Chichén Itzá

Dormimos até mais tarde - pois estávamos cansados do dia de X-Caret. Tomamos um café da manhã reforçado, alugamos um jipe e fomos até Chichén Itzá - uma das novas 7 maravilhas do mundo. Fica a menos de duas horas de Cancún. Fundada nos anos de 435 e 455, é uma cidade arqueológica maia. Funcionou como centro políticos e econômico da civilização maia.
Em algumas épocas do ano - se não me engano, em duas datas, acontece um fenômeno: quando o sol reflete nas escadas do Templo Kukulcán (a pirâmida da foto), a sombra, parece de uma serpente. Fizemos uma rápida visita - mas foi interessante ver. O pequeno se divertiu com umas pedras que tinham no lugar, pegou 3 delas e começou a bater uma na outra. Disse que estava construindo uma pirâmide para ele ... :-)

Last Day - 18/julho

Dia especial, de festa, do meu aniversário. Acordamos cedo para aproveitar o dia - já que tinhamos que ir embora. Ficamos a manhã toda na piscina do Hotel e na praia. O pequeno curtiu muito. Almoçamos por ali mesmo e já fomos ao aeroporto. Duas horas até a Cidade do México e depois, algumas horas de espera no aeroporto e em seguida, 10 horas de vôo até Sampa. Haja paciência. Mas até que correu bem. :-)) Afinal, a viagem foi maravilhosa...

(de biquinho, na hora de irmos embora)